Como criar um site de vendas

No Comments

Como criar um site de vendas é definitivamente a principal pergunta, que os empreendedores fazem ao analisar como aumentar sua presença na internet. Se explorada com profissionalismo, a internet pode ser um grande negócio, principalmente em tempos de consumidores cada vez mais ocupados e concorrentes cada vez mais especializados em atrair novos clientes, através de diversos canais na web. Neste post vamos abordar as principais características que todo empreendedor deve focar para criar um site de vendas.

Como criar um site de vendas: Tenha um site de vendas profissional

criar meu site profissional

Antes de aprender a como criar um site de vendas é necessários saber que ter um site não é tão simples. Ter um site de vendas profissional não é uma tarefa tão simples para quem planeja botar a mão na massa. Ter o conhecimento necessário para a produção de um site pensando na experiência do usuário (UX) e na velocidade de carregamento de suas paginas e posicionamento do site nas buscas pelo seu negócio, não é tarefa fácil para os empreendedores que estão pensando em começar seu novo negócio. Contratar uma empresa especializada na criação de sites e marketing digital é principal contratação que uma empresa deve pensar antes de executar qualquer etapa do projeto, já que seu site de vendas é a sua cara na internet, sendo as mídias sociais apenas apêndices do processo de presença na internet.

Utilizar sites como Wix e afins, não é recomendável, já que além de ser mais caro no médio/longo prazo, estes tipos de sites na grande maioria das vezes não traz grandes resultados, nem em anúncios, já que temos diversos cases de empresas que gastavam muito dinheiro em campanhas de Adwords somente pelo baixo Índice de Qualidade das suas palavras-chaves no site. E criar o site grátis como eles falam também não é assim, para se ter o site sem anúncios deles, você tem que pagar, e pagar um site que não tem qualidade, independente do preço é caro, já que é um site sem valor para os usuários, e sites feitos por estas empresas causam desconfiança do usuário na sua empresa.

Como criar um site de vendas: Crie seu site para dispositivos móveis

criar site mobile

A razão para desenvolver sites que se adaptem a dispositivos móveis é muito simples,  O número de brasileiros usando smartphones chegou a 76,1 milhões no terceiro trimestre, segundo a Nielsen Ibope. Foi um crescimento de 48% na comparação com o mesmo período do ano passado, o que mostra que o setor ainda tem um dinamismo apesar da desaceleração da economia como um todo, e acredito que todo empreendedor não quer perder esta fatia do mercado, não é? Ter um planejamento para usuários mobile é necessário para toda empresa, sendo ela pequena ou uma grande corporação.

Outro fator importantíssimo que todo empresário deve se ater ao montar seu site de vendas, é que até o próprio Google dá preferência a site que possuem adaptação a smartphones, desde abril do último ano, quando ocorreu o “Mobilegeddon”, o Google para a classificar os sites como mobile friendly e aumentar o seu rankeamento sobre os demais.

Como criar um site de vendas: Monte seu site pensando no seu público

criar-meu-site-personas

Antes de pensar como montar seu site de vendas, avalie qual é o perfil das pessoas que você quer atingir e qual são seus gostos e interesses pessoais. Pode parecer que não, mas isto interfere diretamente em quem serão seus compradores e se eles vão se interessar ou não pelos seus produtos ou serviços.

Uma alternativa viável a isto é “espionar seus concorrentes”, já que você pode aprender muitos com seus acertos e erros. As melhores agências de criação de sites possuem ferramentas para esta análise, como SEMRush, SeoMoz, entre outras.

Como criar um site de vendas: Pensando na velocidade

Os usuários não tem paciência para esperar sites lentos, as pesquisas mostram que as pessoas demoram, em média, 5 segundos em um site antes de irem para outro, se você desperdiçar este tempo com o carregamento, com certeza vai perder clientes em potencial, e isso significa menos dinheiro no seu bolso.

A velocidade de um site depende de vários fatores, inclusive sua estrutura, se ele não for feito por um profissional com experiência na área (falando novamente no WIX), seu site ficará lento e não otimizado, e estes segundos preciosos vão fazer você perder vendas e acredito que este não é o objetivo de nenhum empresário, correto?

Quando vamos criar um site, uma das coisas a se analisar é a velocidade de carregamento da concorrência, já que este é um fator crucial para o rankeamento, tanto que o próprio Google tem uma ferramenta para avaliar a velocidade dos sites.

Como criar um site de vendas: Não se esqueça do Blog

como criar meu site conteudo

Marketing de Conteúdo é essencial para o relacionamento da empresa com o cliente. O consumidor mudou e hoje ele busca informações antes de consumir qualquer produto, como você que quer construir um site e está procurando na internet agora. Saber as necessidades de seus consumidores e traze-las a tona vai te transformar em uma referência na sua área de atuação e vai te trazer dezenas de clientes.

Post bem feitos certamente vai trazer clientes, como nosso post do Reclame Aqui, que mesmo depois de 2 anos (e este ano fizemos uma nova versão), temos clientes que são provenientes deste post. Trabalhar um conteúdo de qualidade e que se preocupa com o usuário, demostra que sua empresa se preocupa com eles e traz um relacionamento melhor com seu usuário.

Como criar um site de vendas: Crie seu site otimizado para o Google

criar site indicação Google

A otimização de qualquer site passa por duas etapas: a otimização on-page (parte interna do site) e off-page (ligações para o site e mídias sociais). Você tem que criar o site otimizando tudo, dos textos até os vídeos para o Google. O Google é como aquela mulher difícil de ser conquistada, você tem que saber seus gostos e o que ela dá valor e depois disto você parte para o ataque. Mas este ataque não é de uma hora para outra, senão você assusta ela e ela vai embora.

E não adianta você ser vestir maravilhosamente bem, você tem que ter pessoas influentes a ela dizendo que você é o cara, e que sua reputação é impar para ela, que os seus outros concorrentes são menos importantes que você. E não é só quantidade, e sim qualidade das opiniões, não adianta seu amigo que ela nem conhece chegar e dizer que você é o cara, tem que ser aquela amiga, que ela já conhece de anos e que ela confia, e isso meu amigo é muito difícil de fazer, porém temos a SA Design, que é especializada em deixar seu site lindo e otimizado e criar estas otimizações.

Como criar um site de vendas: Aposte nas imagens do seu site

imagens-para-blog

Sabe o que falamos lá em cima sobre o Google? Infelizmente ele é cego para isto, mas seus usuários não, então ter um site com imagens maravilhosas, que prendam a atenção do seu público e que façam ele ter vontade de comprar com você é primordial para seu negócio. E saber avaliar as imagens e textos é tarefa do designer, já que até uma imagem cortada, que para você pode ser um erro, tem um fundamento, e as cores utilizadas vão passar determinadas sensações que vão conduzir o cliente a compra.

Como criar um site de vendas: E os vídeos, funcionam em meu site?

Vídeos é a nova tendência mundial, e tem resultados tremendos em qualquer segmento, desde um fotografo até um marceneiro, que faz um Time Lpase (vídeos passo-a-passo) da construção de um determinado móvel. Fazer vídeos hoje é muito fácil, mas manter o bom senso e qualidade é primordial. Não faça videos amadores e achem que eles vão converter. Vídeos ruins são ruins e ponto, se você não tem bons vídeos aposte em imagens, por exemplo, para atrair a atenção do seu usuário para ele se tornar um cliente.

Como criar um site de vendas: Ouvi falar de Storytelling, e isso funciona?

cria meu site stroritelling

Storytelling é uma palavra em inglês, que está relacionada com uma narrativa e significa a capacidade de contar histórias relevantes. Em inglês a expressão “tell a story” significa “contar uma história” e storyteller é um contador de histórias. Sabe aquele parte do texto que transformei o Google em uma mulher? Este é um exemplo de Storytelling, uma tendência mundial no Marketing Digital e que você deve pensar quando for montar seu site de vendas. Contar uma história, prende o publico e você consegue leva-lo para onde quiser. Pensar em como criar um site de vendas e não focar em Storytelling é um tiro no pé do seu site.

Muitas empresas usam o Storytelling , para atrair o publico, e aprendemos muito com o cinema, já que eles trazem estratégias bem complexas mas que dão muito certo ao trazer o espectador a prestar atenção no filme feito por eles, uma delas é contar um breve história de cada personagem nos primeiros minutos dos filme, apresentando dilemas e problemas, que na grande maioria das vezes, são comuns as pessoas que gostam do filme, fazendo com que elas se identifiquem com o personagem.

Considerações finais

Espero que tenha entendido como criar um site de vendas, mas este é apenas o começo. O mundo na web é infinito e você trabalhar com seu site vai te trazer clientes da onde você menos espera. Pense em seu site com um funcionário de vendas na sua empresa, e você não quer qualquer um te representando. Este funcionário (seu site) vai trabalhar 24 horas por dias e ele tem que ser bom o suficiente para te representar a altura. Procurar uma empresa especializada é o primeiro passo para conseguir este sucesso. E o preço é muito mais acessível que você imagina. Por que você não solicita uma cotação sem compromisso agora mesmo, é rápido e fácil, só entrar em contato conosco que vamos de seu projeto, nosso projeto.

Pronto para levar sua empresa a um próximo nível?

SOLICITE SEU ORÇAMENTO

Consultor de Marketing Digital, certificado pelo Google e Hubspot. Trabalha com internet desde 2002, e está a frente da SA Design e Marketing Digital desde 2005. Já atendeu desde micro empresário até empresas de fora do Brasil, nos mais variados ramos.

    More from our blog

    See all posts